Barras de apoio para banheiro: conheças as principais especificações para sua instalação

Compartilhar post

barras de apoio

Muitas pessoas acreditam que, para tornar um banheiro acessível, basta instalar algumas barras de apoio na parede e pronto. Porém, isso não é verdade!

Para garantir uma instalação correta e eficaz, o responsável pelo projeto deverá seguir diversas especificações definas pela norma ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Para te ajudar nessa missão, a Funisa separou as principais informações que você deve saber na hora de instalar as barras de apoio em banheiros, considerando sanitários, vestiários, chuveiro, ducha, banheira, lavatório, mictório e cabinas. Todas as especificações desse artigo foram retiradas da ABNT NBR 9050:2004.

Sanitários e vestiários

Todas as barras de apoio utilizadas em sanitários e vestiários devem suportar a resistência a um esforço mínimo de 1,5 KN em qualquer sentido, ter diâmetro entre 3 cm e 4,5 cm, e estar firmemente fixadas em paredes ou divisórias a uma distância mínima de 4 cm da face interna da barra.

Suas extremidades devem estar fixadas nas paredes ou ter desenvolvimento contínuo até o ponto de fixação com formato recurvado. Quando necessários, os suportes intermediários de fixação devem estar sob a área de empunhadura, garantindo a continuidade de deslocamento das mãos. O comprimento e a altura de fixação são determinados em função de sua utilização.

Quando executadas em material metálico, as barras de apoio e seus elementos de fixação e instalação devem ser de material resistente à corrosão e com aderência.

A localização das barras de apoio deve atender às seguintes condições:

  • Junto à bacia sanitária, na lateral e no fundo, devem ser colocadas barras horizontais para apoio e transferência, com comprimento mínimo de 0,80 m, a 0,75 m de altura do piso acabado (medidos pelos eixos de fixação). A distância entre o eixo da bacia e a face da barra lateral ao vaso deve ser de 0,40 m, estando posicionada a uma distância mínima de 0,50 m da borda frontal da bacia. A barra da parede do fundo deve estar a uma distância máxima de 0,11 m da sua face externa à parede e estender-se no mínimo 0,30 m além do eixo da bacia, em direção à parede lateral.
  • Na impossibilidade de instalação de barras de apoio nas paredes laterais, são admitidas barras laterais articuladas ou fixas (com fixação na parede de fundo), desde que sejam observados os parâmetros de segurança e dimensionamento estabelecidos, e que não interfiram na área de giro e transferência. A distância entre esta barra e o eixo da bacia deve ser de 0,40 m, sendo que sua extremidade deve estar a uma distância mínima de 0,20 m da borda frontal da bacia.
  • No caso de bacias com caixa acoplada, deve-se garantir a instalação da barra na parede do fundo, de forma a se evitar que a caixa seja utilizada como apoio. A distância mínima entre a face inferior da barra e a tampa da caixa acoplada deve ser de 0,15 m.

Chuveiro e ducha

Os boxes para chuveiros devem ser providos de barras de apoio verticais, horizontais ou em “L”.

Na parede de fixação do banco deve ser instalada uma barra vertical com altura de 0,75 m do piso acabado e comprimento mínimo de 0,70 m, a uma distância de 0,85 m da parede lateral ao banco.

Na parede lateral ao banco devem ser instaladas duas barras de apoio, uma vertical e outra horizontal ou, alternativamente, uma única barra em “L”, obedecendo aos seguintes parâmetros:

  • Barra vertical: com comprimento mínimo de 0,70 m, a uma altura de 0,75 m do piso acabado e a uma distância de 0,45 m da borda frontal do banco.
  • Barra horizontal: com comprimento mínimo de 0,60 m, a uma altura de 0,75 m do piso acabado e a uma distância máxima de 0,20 m da parede de fixação do banco.
  • Barra em “L”: em substituição às barras vertical e horizontal, com segmentos das barras de 0,70 m de comprimento mínimo, a uma altura de 0,75 m do piso acabado no segmento horizontal e a uma distância de 0,45 m da borda frontal do banco no segmento vertical.
Barra de apoio de lavatorio em l
Barra de Apoio de Lavatório em “L”


Banheira

A banheira deve ser provida de duas barras de apoio horizontais e uma vertical. A barra vertical deve estar fixada a uma altura de 0,10 m da borda, com comprimento mínimo de 0,70 m, alinhada à face externa da banheira e do mesmo lado da plataforma.

Já as barras horizontais devem ter comprimento mínimo de 0,80 m e ser fixadas na parede de fundo. A barra horizontal inferior deve estar alinhada à cabeceira da banheira, com altura de 0,10 m da borda, e a superior deve estender-se 0,10 m além da cabeceira (sobre a plataforma), com altura de 0,30 m da borda.

Lavatório

Nos lavatórios, as barras de apoio devem ser instaladas na altura do mesmo. No caso de lavatórios embutidos em bancadas, devem ser instaladas barras de apoio fixadas nas paredes laterais aos lavatórios das extremidades.

Mictório

O mictório deve conter barras de apoio verticais, fixadas com afastamento de 0,60 m, centralizado pelo eixo da peça, a uma altura de 0,75 m do piso acabado e comprimento mínimo de 0,70 m.

Cabinas

As barras de apoio em cabinas de vestiários devem ser horizontais, com comprimento mínimo de 0,80 m. Devem ser fixadas junto à superfície de troca de roupas, a uma altura de 0,75 m do piso acabado.

Uma delas deve estar na parede da cabeceira, a 0,30 m de distância da parede lateral, e a outra na parede lateral, a 0,40 m da parede da cabeceira.

O que achou desse material? Para garantir um resultado com qualidade, é fundamental que a instalação seja feita por um profissional qualificado, seguindo fielmente o projeto.

A Funisa é a principal referência no fornecimento de acessórios para acessibilidade, levando praticidade e segurança para pessoas com mobilidade reduzida. Todas as nossas barras de apoio são fabricadas em material aço inox 304, possuem acabamento polido ou escovado e podem ser encomendadas em outras medidas, mediante a consulta.

Entre em contato com a nossa equipe comercial e solicite o seu orçamento! Até mais.

Leia também:

– Conheça os tipos de acabamento das barras de apoio

– Conheça os principais modelos de barras de apoio

– Como montar um corrimão para rampa de acessibilidade em aço inox sem soldar

Posts relacionados