Uma dúvida bastante comum entre as pessoas com dificuldade de locomoção é saber quais barras de apoio escolher e como instalá-las corretamente. Isso porque, para garantir o bom funcionamento do acessório, existem diversos detalhes que devem ser levados em consideração na hora da compra e montagem.
Pensando nisso, a Funisa preparou essa matéria, compartilhando as principais informações de como escolher e instalar as barras de apoio. Acompanhe!
Como escolher?
• Tipo do material
O primeiro ponto a ser analisado na hora de escolher as barras de apoio é o tipo de material em que elas são fabricadas. Atualmente, os materiais mais comuns são: PVC e aço inox, na qual o último pode ter tanto acabamento polido, quanto escovado.
Aqui nesta matéria, nós apresentamos as principais diferenças entre os dois modelos. Não deixe de conferir!
O aço inox é sempre o mais indicado, pois ele apresenta grande precisão, segurança e conforto para a pessoa que for utilizar o acessório. Além disso, ele possui alta resistência à corrosão, permitindo que ele seja instalado em ambientes internos, como quartos e banheiro, ou em ambientes externos, onde apresentam grande exposição de fatores naturais, como chuva, alta temperatura, entre outros.
• Local de instalação
Outro fator importante para se analisar ao escolher as barras de apoio é a localização em que elas serão instaladas. Isso porque, para cada tipo de ambiente, existe uma barra específica que deve ser utilizada.
Por exemplo, no banheiro as mais utilizadas são: barra lateral para lavatório, barra de apoio de lavatório em “U” e barra de apoio de lavatório em “L”.
Caso você queira conhecer todos os modelos, confira nossa matéria “Conheça os principais modelos de barras de apoio”.
Como instalar?
O momento da instalação do acessório é fundamental para que ele apresente boa funcionalidade. Por isso, foram criadas diversas normas regulamentadoras que especificam pontos importantes para o projeto. Elas estão previstas na ABNT NBR 9050:2004.
Nesse texto, nós separamos apenas algumas delas, mas caso você queira conhecer todas, basta clicar aqui!
- Altura
A altura das barras de apoio é fundamental para o processo de montagem. Segundo a NBR 9050, deve-se utilizar, próximo ao vaso sanitário, barras horizontais e de transferência (com cerca de 80 cm cada), a uma distância de 75 cm do chão.
Já na área do box, recomenda-se instalar uma barra de apoio reta (com 70 cm aproximadamente) e outra barra angular em forma de L, com as mesmas medidas.
- Características do produto
Além da altura, também deve-se analisar outros pontos importantes para a instalação, como:
– Diâmetro: recomenda-se utilizar barras de apoio com diâmetro entre 3 a 4,5 cm.
– Peso: o acessório deve suportar até 150kg
– Distância: a barra deve apresentar uma distância mínima de 4 cm entre a base de suporte (parede) e a face interna do produto.
– Material: se for fabricado em metal é preciso, obrigatoriamente, que o produto seja resistente à corrosão.
O que achou desse material? Além desses pontos citados anteriormente, vale sempre destacar mais uma informação importante! Para garantir um resultado com qualidade durante o processo de instalação das barras de apoio, é fundamental que a montagem seja feita por um profissional qualificado, seguindo fielmente o projeto.
Por isso, procure uma empresa confiável, que ofereça os produtos certos e que garanta um resultado seguro.
A Funisa é a principal referência no fornecimento de acessórios para acessibilidade. Há mais de 20 anos, levamos praticidade e segurança para pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando máximo de conforto possível.
Todos os nossos produtos são fabricados em material aço inox 304, possuem acabamento polido ou escovado e podem ser encomendadas em outras medidas, mediante a consulta.
Entre em contato com a nossa equipe comercial e solicite o seu orçamento! Até mais.
Leia também:
– Como montar um corrimão para rampa de acessibilidade em aço inox sem soldar