Como montar um corrimão para rampa de acessibilidade em aço inox sem soldar

Compartilhar post

A conscientização pelo direito de ir e vir de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção tem aumentado. Cada vez mais, estabelecimentos e projetos particulares estão se adaptando para oferecer um acesso mais seguro e confortável a todos.

Uma das principais construções que garantem a acessibilidade são as rampas. Elas são indispensáveis à cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, e que possuem dificuldade de utilizar as escadas.

Segundo a ABNT NBR 9050, norma que especifica os cuidados necessários para garantir a acessibilidade em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, as rampas exigem diversos critérios a serem seguidos durante sua montagem e instalação.

Um deles é a utilização de corrimão para rampa de acessibilidade de duas alturas em cada lado. Se não houver paredes laterais, devem ser incorporados outros elementos de apoio como guarda-corpos.

A seguir, listamos os principais acessórios utilizados para realizar uma instalação dentro da norma ABNT-9050:2015. Veja abaixo:

 

  1. Flange

O flange em aço inox é utilizado na junção de um ou mais tubos, facilitando a montagem e desmontagem do corrimão sem que seja preciso desmontá-lo. Apesar de existir diferentes modelos desse acessório, no corrimão para rampa de acessibilidade é utilizado o flange articulado.

 

  1. Rebite

Com função de fixador metálico, os rebites são outras peças de aço inox essenciais para realizar a corrimão para rampa de acessibilidade. Esses acessórios consistem em um material de formato cilíndrico que possui uma cabeça em uma das suas extremidades, assemelhando-se a um prego. É muito importante que a peça seja de qualidade e que possua estabilidade.

 

  1. Suportes

Os Suportes em aço inox são os acessórios que irão fornecer toda a sustentação do corrimão. Eles são fixados no tubo através dos rebites.

 

  1. Canoplas

As Canoplas em aço inox são os acessórios com a finalidade de “esconder” os parafusos que foram utilizados para fixar a flange, oferecendo um melhor acabamento ao projeto.  A Funisa possui quatro modelos de canoplas em aço inox.

 

  1. Tubo

O tubo de aço inox pode ser encontrado em diversos tamanhos e espessuras, na qual os mais comuns possuem diâmetro de 1 1/2” e 2”. Para definir a quantidade de material a ser utilizada, você deverá ter em mãos a medida corrimão para rampa de acessibilidade que irá receber a peça.

 

  1. Coluna

A coluna de acessibilidade possui base articulável e espaço para colocar o corrimão em duas alturas em conformidade com norma ABNT-9050:2015. Conta com dispositivo de articulação na base e no suporte para recebimento dos tubos paralelos, totalmente ajustável para qualquer angulação em todas as ações necessárias.

 

  1. Junção

Como próprio nome já diz, as junções esféricas têm como objetivo unir dois tubos entre si. O interessante dessas peças de aço inox é que elas conseguem adaptar-se a qualquer ângulo, ajustando o grau conforme a necessidade do projeto e eliminando a necessidade de soldagem no local da obra.

 

A seguir, a Funisa preparou um vídeo explicativo bem didático, explicando como montar um corrimão para rampa de acessibilidade em aço inox sem soldar. Aperte o play e confira!

 

 

 

E aí, gostou desse material? A Funisa é a principal referência de acessórios para montagem de corrimão, guarda-corpo e acessibilidade em aço inox. Nossos produtos possuem fabricação própria, matéria-prima certificada e 01 ano de garantia. Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento.

Aproveite também para conhecer as nossas barras de apoio de acessibilidade em aço inox.

 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cta-orçamento.png

 

Leia também:

Conheça os diferentes tipos de acabamento de corrimão de escada

03 dicas para instalar um corrimão de aço inox para escada

Coluna em aço inox para fixação de guarda-corpo de vidro

Posts relacionados